Dímero - D e Covid 19! O risco continua após a "cura" da infecção...

Um exame de sangue comum nos laboratórios de análises clínicas pode ser hoje o principal marcador do processo de lesão decorrente da Covid-19: o “Dímero - D”.

Este é um marcador de coagulação sanguínea que pode se elevar desde o estágio inicial da doença, momento em que os sintomas não são severos e que outros marcadores, como a contagem de plaquetas, tempo de protrombina (PT) e tempo de tromboplastina parcial (PTT), ainda permanecem inalterados.

Estudos realizados em pacientes com Covid-19 apresentaram o Dímero - D, marcador da geração de trombina e fibrinólise, e que estabelece um índice prognóstico relevante de evolução e mortalidade da doença.

Estudos esses, realizados em Wuhan na China, indicam que altos níveis de Dímero-D estão associados a um risco de morte elevado em até 18 vezes, daí a importância de se incluir essa dosagem em todos os pacientes sintomáticos com Covid-19 positivo.

Cerca de 90% dos pacientes internados com pneumonia tiveram aumento da atividade da coagulação, marcada principalmente por aumento nas concentrações de Dímero-D.

A característica principal da Covid-19 grave é a coagulopatia, com 71,4% dos pacientes que vem a óbito atendendo aos critérios da sociedade internacional de trombose e hemostasia (ISTH) para coagulação intravascular disseminada (CID), enquanto apenas 0,6% dos pacientes sobreviventes atendem a esses critérios. Além disso, ficou claro que essa não é uma doença hemorrágica, mas sim uma CID predominantemente pró-trombótica com altas taxas de tromboembolismo venoso, níveis elevados de Dímero-D, altos níveis de fibrinogênio em conjunto com baixos níveis de antitrombina e congestão pulmonar com trombose microvascular e oclusão.

🚨🚨🚨 Os médicos e laboratórios, veem observando o aumento nas taxas dos exames laboratoriais Dímero -D em pacientes pós covid-19 e após algum tempo da infecção, caracterizando mais um agravante da

Síndrome pós-Covid 19.

🎯 Abordagens da medicina integrativa funcional

Juntamente com às orientações médicas e preventivas com suporte medicamentoso, as abordagens terapêuticas da medicina funcional Integrativa complementam às estratégias de auto reparo do paciente.

Se você procura um suporte dentro da visão da medicina preventiva, com valores mais acessíveis e benefícios, informe-se com o nosso grupo de suporte ao cliente de como se cadastrar no projeto Clube de Vantagens/Cartão Fidelidade.

Afinal, a prevenção à Saúde traz benefícios ao bolso e poupa sofrimentos.

Conheça nosso programa de inclusão Saúde + O3