Inflamação crônica e o impacto na qualidade de vida. Ozonioterapia e associações.

A inflamação crônica, é um dos dois tipos de inflamação que podem acometer uma pessoa ao longo da vida.

Capazes de "roubar" a qualidade de vida do indivíduo e direcionando-o com rotas de colisão com as doenças.

É um processo de luta do corpo contra aquilo que ele entende como prejudicial, como infecções, lesões e toxinas, na tentativa de se autocurar.

🚨 Quando algo danifica e agride as células, o corpo libera substâncias químicas que desencadeiam uma resposta do sistema imunológico (por isso a grande questão de ter um sistema imunológico ativo).

🚨 Exige sempre respostas de defesa do organismo, deixando o corpo em constante estado de alerta.

Os sintomas podem variar de leves a severos e perdurar por vários meses ou anos, a inflamação crônica, pode ter um impacto negativo nos tecidos e órgãos, prejudicando a qualidade de vida.

A inflamação crônica, pode aumentar o risco de várias doenças, incluindo alguns tipos de câncer, artrite reumatoide, aterosclerose, periodontite e rinite alérgica.

Pode estar associada à muitas condições de saúde:

• Diabetes;

• doença cardiovascular;

• artrite e outras doenças articulares;

• alergias;

• doença pulmonar obstrutiva crônica;

• psoríase;

• artrite reumatoide.

Apresentando uma série de sintomas como:

• fadiga;

• febre;

• aftas;

• erupções cutâneas;

• dor abdominal;

• dor no peito.

Fatores que podem aumentar o risco de inflamação crônica incluem:

• idade avançada;

• obesidade;

• Adição de açúcar;

• tabagismo;

• taxas hormonais descontroladas;

• estresse;

• problemas de sono.

🍏🍈 Alguns alimentos, contêm nutrientes que podem ajudar a reduzir a inflamação, como:

• Azeite;

• alimentos ricos em fibras;

• tomates;

• nozes, castanhas e amêndoas;

• folhas verdes; incluindo espinafre e

couve;

• peixes gordurosos, como salmão;

• frutas, incluindo mirtilos e laranjas;

• gengibre;

• alho;

• cúrcuma;

• chá verde;