A sarcopenia, é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva da massa muscular associada a perda da força muscular e redução do desempenho físico.
Ela ocorre com mais frequência nos idosos, por isso as recomendações da equipe multidisciplinar de saúde, são feitas especialmente para esta faixa etária.
🚨 Os problemas de saúde, são agravados pelo sedentarismo e alimentação inadequada!!!
Cerca de 20% das pessoas com mais de 75 anos, são afetadas pela sarcopenia, ficando mais suscetíveis a quedas, perdem a mobilidade, podem sentir dor e se tornarem dependentes. Em alguns casos, é bastante limitante, por isso sempre recomenda-se um envelhecimento ativo.
💪 Os sintomas mais comuns da Sarcopenia são:
• Diminuição da massa muscular, principalmente em volta dos braços e pernas;
• Perda de equilíbrio;
• Quedas constantes, devido ao equilíbrio corporal comprometido;
• Redução de respostas aos movimentos.
Algumas doenças como câncer, infecções ou inflamações a longo prazo, além de traumatismos, podem acelerar a perda da massa muscular. Há outras condições de saúde que contribuem com o surgimento da sarcopenia, tais como: diabetes, insuficiência cardíaca, desnutrição, doença pulmonar obstrutiva crônica e sobrepeso/obesidade, pioram o quadro, (obeso sarcopênico).
💊 O uso de algumas medicações, também aceleram a perda de massa e a função muscular.🚨
Além disso, com a idade há mudanças hormonais importantes, como: queda nos níveis de testosterona, estrogênio ou hormônio do crescimento.
Há também a perda de neurônios, que estimulam o músculo, resistência à insulina e uma diminuição da capacidade do corpo em converter proteínas em energia. 🚨
Tais fatores, podem alterar a força e a resistência dos músculos.
O fato da absorção proteica ser diminuída
pelo organismo na terceira idade, além de acompanhamento nutricional, o idoso precisa suplementar suas carências revisadas em exames laboratoriais (orientações de suplementação personalizada), ter uma reeducação alimentar com retirada de alimentos inflamatórios e fazer atividade física assistida.
Comments