Além do seu papel na homeostase do cálcio, acredita-se que a forma ativa da vitamina D3, (Colecalciferol), apresenta efeitos imunomoduladores sobre as células do sistema imunológico, sobretudo linfócitos T, bem como na produção e na ação de diversas citocinas.
📌 A interação da vitamina D3 com o sistema imunológico vem sendo alvo de um número crescente de publicações nos últimos anos.
Estudos atuais têm relacionado à deficiência de vitamina D3 com várias doenças autoimunes, como: diabetes mellitus insulino-dependente (DMID), esclerose múltipla (EM), doença inflamatória intestinal (DII), enfatizando sua participação nas doenças reumatológicas, como o lúpus eritematoso sistêmico (LES), e a artrite reumatoide, (AR).
📌 Os estudos atuais correlacionam que a vitamina D3 e outras vitaminas e minerais, (magnésio, vit K2, Vit E, Vit A), não só previnam o desenvolvimento de doenças autoimunes como também poderiam ser utilizados no seu tratamento.
✅ De maneira geral, o efeito da vitamina D3 no sistema imunológico se traduz em aumento da imunidade inata associada a uma regulação multifacetada da imunidade adquirida, tem sido demostrado uma relação entre a deficiência de vitamina D3 e a prevalência de algumas doenças autoimunes.
💦 Nós aqui na clínica de Práticas Integrativas Complementares à Saúde, @clubedoozonio sempre associamos aos tratamentos uma visão suplementar nutricional baseada em exames laboratoriais, anamnese detalhada e na clínica do paciente.
Comments